sábado, 18 de junho de 2011

A grandeza do Copaíba

Fiquei a pensar como começar a postagem sobre o óleo essencial de Copaíba. Depois de alguns minutos, somente posso iniciar dizendo: estou muito felizzzzzzzz!. Você pode dizer e/ou perguntar: endoidou!?Calma gente, é que quanto mais pesquiso e mergulho no mundo dos óleos essenciais, mais descubro coisas fantásticas e maravilhosas.

Claro, que Copaíba (Copaifera offcinalis) cada vez mais aparece nos jornais, na internet, na mídia de uma maneira geral, principalmente quando se fala em propriedades anti-inflamatórias. Só que este óleo, "um líquido transparente, viscoso e fluido, de sabor amargo, com cor entre amarelo até marrom claro dourado" tem muito mais para nos mostrar (para mim já está mostrando um bocado de coisa), inclusive sobre qual sua proposta na Aromaterapia.

Durante este final de semana, em curso que realizei para uma turma de seis alunos pra lá de especiais, a nossa descoberta sobre o poder desta planta, utilizada por animais e índios, antes mesmo antes do Brasil ser colonizado. A primeira "descoberta" é que o óleo pode ajudar no tratamento de acidente vascular cerebral (AVC). Basta conferir o site http://www.fapespa.pa.gov.br/?q=node/1663

Só que como o curso tratava de aromaterapia, sistema endócrino, menopausa e andropausa (esta última parte em homenagem ao único aluno, que indagou na inscrição se o curso era direcionado apenas para mulheres). E como gosto de um desafio, disse não, que iria buscar uma parte também direcionada para a ala masculina.

Resultado: mais pesquisas e o insight de como este óleo, também utilizado como fixador para perfumes, pode nos ajudar. Na verdade, a segunda "descoberta" é que este aroma vai ajudar homens entenderem o poder de ser grande sem precisar subjugar alguém e para mulheres com Yin muito acentuado e que esqueceram a necessidade de ser Yang em algumas ocasiões, na maioria das vezes, pessoas submissas.

A terceira "descoberta", não menos importante, foi sobre a composição química do óleo-resina de Copaíba: aproximadamente, 72 sesquiterpenos e 28 diterpenos, moléculas com 20 carbonos e dificilmente encontradas nos óleos essenciais. "Aos diterpenos são atribuídas a maioria das propriedades terapêuticas, fato comprovado cientificamente". http://www.amazonoil.com.br/produtos/resinas/copaiba.htm

Segundo o aromaterapeuta e químico David Stewart, autor do livro The Chemistry of Essential Olis Made Simple - God's Love Manifest in Molecules, a principal propriedade de um diterpeno é ser um composto regulador hormonal com ações bactericidas, antiviral, fungicida e hipotensor. Entre os óleos que possuem na composição diterpenos estão Jasmim absoluto (14%), Sálvia esclaréia (5%), Cipreste (2%) e Pinho (2%), ou seja, aromas considerados fitohormônios naturais.

Infelizmente, a obra de Stewart não apresenta dados sobre nosso óleo brasileiro. E aí, amigos e amigas, nós precisamos investigar. Para mim, a melhor maneira de obter informações é cheirar / inalar Copaíba e anotar todos os dados, mesmo os que parecem sem importância. Claro, com discernimento.

Namastê!

Em tempo: lembrei que o óleo de Sálvia esclaréia (também um fitohormônio) tem o processo de obtenção através da destilação das flores e folhas e o de Copaíba é realizado através de incisões, de onde se extrai a resina, e a partir dela se produz o óleo. Aqui deixo uma reflexão / indagação: o óleo essencial de Copaíba é ou não para tratar o Universo masculino?

2 comentários:

  1. Excelente post, Gorethi!
    Soube, com sensibilidade, aliar sua prática e experiência às informações científicas. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Emilia, o caminho está apenas começando, no entanto, o mais importante foi feito: o primeiro passo. Obrigada pela força! Bjos!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...