Sobre

Acredito que para quem tem formação inicial em Jornalismo sempre é mais “fácil” escrever. Bem, não é tão simples assim. Sempre é melhor escrever / falar do outro ou sobre alguma coisa do que descrever sobre si e o que faz, não é mesmo? Entretanto, como tenho Marte na casa 1 do meu Mapa do Céu (Sol em Leão, Ascendente em Libra e Lua em Áries), na maioria das vezes, encaro um desafio. Então vamos lá.
As práticas holísticas passaram a fazer parte, de forma “consciente”, na minha vida, quando iniciei meu trabalho de repórter no Diario de Pernambuco (1988). O primeiro contato foi com o Tarot através de Conceição Marins e Helena Rêgo, que se transformou na minha primeira mestra deste Livro sagrado em forma de imagens. A segunda mestra foi / é Neusa Dutra, que me despertou para conhecer as Letras Hebraicas.

Seguindo o caminho holístico, deparei-me com muitas práticas integrativas: aromaterapia, aura-soma, feng shui, radiestesia, reiki e terapia floral, entre outras, tudo isto na década de 90. O século XXI chegou: aprofundei meus conhecimentos nas áreas citadas, principalmente em aromaterapia e terapia floral; fiz formação em Terapia Comunitária, em 2004 (UFC), com o privilégio de estudar com o criador do sistema, Adaberto Barreto; e especialização em Terapia de Família e de Casal, em 2005 (UFPE).

Aliás, 2005 foi um ano marcante para mim: fiz formação em Aromaterapia pela Abraroma e decidi trilhar / assumir o caminho de terapeuta. Estava eu com 42 anos. Até então assumia mesmo apenas o meu lado jornalista: fui colunista de Esoterismo do Jornal do Commercio (1995-1998), Diario de Pernambuco (1998-2001) e Jornal Vanguarda (2000-2002), além de muitos trabalhos de assessoria de imprensa e promoção / realização de eventos. Até fui uma das pesquisadoras e produtoras do Guia de Profissionais de Pernambuco em Terapias Alternativas e Ciências Divinatórias (1998), um projeto do professor e Dr. Paulo Henrique Martins, Departamento de Sociologia da UFPE. Ainda circulei no chamado Terceiro Setor, ora como voluntária, ora prestando serviços.

Seguindo a caminhada, em 2006 realizei meu primeiro curso Aromaterapia – arte e ciência na teoria e na prática, que em 2008 passaria a ser realizado como curso de extensão pelo Departamento de Enfermagem (UFPE) com uma carga horária de 170 horas. Claro, que conquistas acontecem porque existem amigos e amigas. Neste caso, quero deixar meus agradecimentos à aluna Maria dos Prazeres Domingos e a professora Eliane Maria Ribeiro de Vasconcelos, professora do citado departamento e uma pioneira na propagação das práticas integrativas.

Agora, embora tenha assumido meu lado terapeuta das práticas integrativas, nada de negar as origens jornalísticas e o resultado foram dois livros: Caminhos da Aromaterapia – práticas lidas, vividas e experienciadas e Aromas no Céu – uma viagem em busca do self, este em parceria com o astrólogo Haroldo Barros. Eu, na verdade, já escrevera um livro: O Tarot como Instrumento de Comunicação, em 1997 (esgotado). E continuo, todos os dias, construindo o livro da minha vida.

Atualmente, realizo cursos sobre Aromateapia, Terapia Floral e Tarot, além de atendimentos em algumas capitais brasileiras: Recife (PE), Fortaleza (CE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP). Sou professora credenciada pela Aromaflora (www.aromaflora.com.br) e uma buscadora de mim. Creio que somos seres espirituais e que cada um tem uma missão especial, assim como para realizar esta tarefa, é necessário e importante ser feliz, sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...