quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Anima & Animus

























Integrar-se para poder entregar-se à vida, ao amor, ao belo e compreender os obstáculos da caminhada. Esta é a proposta principal do Anima & Animus, kit composto de spray, sabonete, floral e "perfume", que eu "criei" e pensei em chamá-lo de kit Feminino. É que, inicialmente, este trabalho foi pensado apenas para as mulheres. No entanto, como vivenciar a inteireza com divisões?





Há várias possibilidades para "definir", quando possível, respectivamente Anima e Animus. No Dicionário Crítico de Análise Junguiana (http://www.rubedo.psc.br/dicjung/verbetes/animamus.htm), "a figura interior de mulher contida num homem e a figura de homem atuando na psique de uma mulher" é uma delas. Wikipédia traz uma explicação mais simples: "anima é a força feminina do homem e animus é a força masculina na mulher". Segundo Emma Jung (esposa de Carl Jung), "anima é a essência interior feminina e insconsciente da psique do homem e animus é a essência interior masculina da psique da mulher". Já o próprio Jung dizia que os homens são masculinos no exterior e feminino no interior, e que as mulheres costumam ser o inverso. As palavras anima (alma) e animus (espírito) possuem origem latina.

Para Renato Santiago (http://olhares-psi.blogspot.com/2009/08/o-arquetipo-da-animaanimus.html), "a pergunta não deve ser feita relacionando-os à sexualidade". Para ele a pergunta ideal é: "que espécie de alma eu tenho?" ou mesmo "que espécie de espírito?".

Flor das Flores - Aí você pode estar perguntando: onde Gorethi deseja chegar com todo este "discurso"? Na verdade, uma introdução para falar de um dos óleos essenciais integrante do spray Anima & Animus: Ylang ylang (Cananga odorata) e que significa flor das flores. Os outros óleos são Petitgrain (http://gorethimoura.blogspot.com/2010/05/respirar-e-preciso.html) e Gerânio (Pelargonium graveolens / Pelargonium odorantissimun), que embora ame, ainda não foi apresentado no meu blog. O spray ainda é composto do floral Fêmina (sistema Filhas de Gaia).

Ylang ylang sempre foi um óleo presente na minha vida, mesmo antes de começar a estudar Aromaterapia. E hoje, mais do que nunca, percebo porque esta planta, da família das Anonáceas, de nota média com tendência à baixa, de aroma doce e exótico, faz parte do meu kit pessoal.

O interessante é que este óleo essencial tem fama, principalmente, de afrodisíaco. Mas se for buscar esta propriedade levando em consideração a composição química, com predominância em ésteres, não seria procedente. Na verdade, o óleo de Ylang ylang, destilado de suas flores, é um equilibrante com alta ação antiespasmódica, que trabalha auto-estima alta e auto-aceitação. Então, "brinco" e digo: nada melhor para nos fazer sedutores do que quando temos auto-estima em alta.

Uma curiosidade é que suas flores amarelas e hermafroditas são usadas nas cerimônias de casamento em Madagascar, inclusive espalhadas na cama dos noivos. A palavra hermafrodita é originária do nome do deus grego Hermafrodito, filho de Hermes e de Afrodite, e pode ser designada para um ser ou animal que possui órgãos sexuais dos dois sexos.

Outro aprendizado que tive com este aroma é o dar e receber (confesso nem sempre fácil), além da conexão do amor por mim mesma.

Quem se interessar pelo kit Anima & Animus e desejar mais informações de como adquiri-lo, basta enviar um e-mail ou ligar 81-8805-5051.

Namastê!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...