terça-feira, 11 de maio de 2010

Respirar é preciso



Quando penso em respirar, penso logo em óleos essenciais e, principalmente, em Alecrim (Rosmarinus officinalis), Cipreste (Cupressus sempervirens), Eucalipto glóbulos (Eucalyptus globulus) e Tea tree (Melaleuca alternifolia). Só que hoje prefiro falar de outro aroma: Petitgrain (Citrus aurantium var. amara), um dos três óleos obtidos da laranjeira e que significa pequenos grãos, pois era, originalmente, destilado a partir da fruta verde e não das folhas. Os outros dois óleos são Néroli, das flores, e Laranja amarga, da fruta.

Por que temos ou passamos em algumas etapas da vida por problemas respiratórios? Cada um pode ir buscar uma resposta. Eu fico com a dificuldade de nos relacionar, além claro, e não menos importante, com mágoas e ressentimentos que guardamos. O Petitgrain, segundo Jeanne Rose, autora de "O Livro da Aromaterapia" (Editora Campus) apresenta "aroma forte e picante, com um autêntico quê floral e levemente amadeirado". Ele é um dos meus favoritos, embora há quem "fuja" dele.

Qual o motivo de gostar tanto deste óleo? Lembro, agora, que embora desde criança nunca fui de adoecer, sempre tive na minha mente que precisava cuidar dos meus pulmões, por considerá-los como o meu calcanhar de Aquiles. E não é que depois de muito usar Petitgrain, descobri que é o óleo essencial para o resgate de energia do pulmão e para liberação de emoções reprimidas, em um dos cursos que fiz com Vera O'Neill. E o melhor, ele ajuda de forma segura, já que tem uma composição química equilibrada, indicada até para crianças e idosos. Alguns podem até dizer "é o cara" rsrs

Usado amplamente na indústria farmacêutica e perfumaria, este óleo é útil em estados debilitados após uma doença, ou seja, durante a convalescença, evitando a disseminação de bactérias e vírus, além e atuar como um imunoestimulante brando. Uma coisa legal desta planta, nativa da China, é que ela nutre o corpo emocional com afeto, promovendo o conforto e bem-estar interno. Entre as propriedades terapêuticas: antidepressivo, antiespasmódica, cicatrizante, desodorante, equilibrador, germicida e sedativo.

"Eu compreendo a minha escolha" é a afirmação do "Oráculo dos Aromas" para o Petitgrain e que relaciono com o Arcano XII do Tarot (O Pendurado / O Apostolado). Aí nas minhas viagens para dentro, digo para mim mesma: "para cumprir a minha missão, preciso respirar". E que óleo essencial me faz respirar, deixando-me consciente do meu sacro-ofício (trabalho sagrado) e permite-me entrar em contato com o meu brilho interior? Portanto pessoal, seja no colar aromático, no difusor ambiental ou em um sabonete, usar "pequenos grãos" é para respirar e sempre!

Namastê!

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...