segunda-feira, 12 de abril de 2010

O despertar do (a) guerreiro (a)

Ufa! Tem dia em que o desânimo parece ser maior do que tudo. Às vezes, penso: não tenho motivo para isto, tudo está indo tão bem; outros momentos, o cansaço vem por conta de dificuldades que estou passando ou passei. Bom, independente da "causa", lembro de um óleo essencial para ativar a minha guerreira (na realidade, ele ativa o Marte que cada um possui). Trata-se do Manjericão (Ocimum basilicum), da família botânica das Labiadas (plantas do calor).

Recordo que no primeiro curso que ministrei sobre Aromaterapia (2006), no momento que comecei a falar sobre este óleo, um beija flor entrou na sala e ficou bem no meio da roda, pois estávamos em círculo (eu e mais seis alunas, ou seja, sete pessoas). Uma aluna falou que quando este pássaro aparece é sinal que a pessoa está pronta. Naquele dia, senti que ali estava a confirmação para prosseguir com o meu trabalho em Aromaterapia.

Como não acredito em coincidências e sim em sincronicidade, fazendo a relação do número 7 com a carta VII do Tarot - O Carro. Esta lâmina fala do guerreiro e do também do alquimista, além de nos mostrar a Lei da Responsabilidade. E no Oráculo dos Aromas, o Manjericão traz a afirmação que "eu sou um guerreiro(a) vencedor(a)".

Mais do que isto, esta planta, que fortalece as mentes e alegra os corações, "pode dissipar as dúvidas e indecisões que costumam surgir na vivência de determinadas emoções", escreveu Shirley Price, no seu livro Aromaterapia e as Emoções (Bertrand Brasil). Segundo John Gerard (1512 - 1612), autor do Great Herbal (1597), o aroma do Manjericão "manda embora a tristeza e a melancolia, tornando o homem feliz e contente".

De aroma fresco, doce e levemente picante, esta erva natural da Ásia, apreciada por indianos e chineses, teve sua popularidade ampliada durante a Segunda Guerra Mundial, quando era muito difícil de encontrar especiarias. Ouso dizer que Manjericão é um verdadeiro arsenal de propriedades terapêuticas: antidepressivo, antitérmico, afrodisíaco, cardiotônico, carminativo, expectorante, fungicida, equilibrante, estimulante mental, neurotônico e tônico digestivo. Entre as precauções: não usar na gravidez e em baixa concentração em peles sensíveis.

Agora, entre todos os benefícios desta planta consagrada às divindades hinduístas Krishna e Vishnu, fico com o ensinamento do óleo do ombro amigo, que nos faz sentir acompanhados mesmo sozinhos e que nos permite realizar, desenvolver nossa capacidade de conquista. Se pudesse resumir as qualidades do Manjericão em uma palavra, com certeza, escolheria atitude. Como expressão popular, ele pode ser traduzido por aquele que "levanta defunto".

E se eu / você buscar por ação, sair da estagnação, afora o óleo essencial, o caminho é o floral Giraflor (composto da Chapada Diamantina). A pesquisadora do sistema, Luciane Gerodetti, diz que esta essência floral "é indicada para gerar mudanças, mudar hábitos, romper ciclos viciosos. Ajuda que pessoas estagnadas em situações como um emprego, relacionamento, sentimento ou pensamento recorrente consigam abrir caminho pra novas possibilidades. Também indicada para quem está passando por uma fase de muitas mudanças".

Dicas
Abuse do Manjericão nas saladas, pizzas e o que mais apreciar.
E quando estiver precisando de força e coragem, pingue duas gotas de Gerânio, uma de Manjericão e uma de Limão em um lenço. Faça, pelo menos, três inalações profundas. Esta sinergia (mistura), você também pode usar no aromatizador ambiental.

Namastê!

3 comentários:

  1. Oi Gorethi ameeeei esse seu blog , obrigada por tê-lo feito . Já li a dica do manjericão
    Estarei sempre pássando por aqui. tenho tido lindos resultados com as mulheres do grupo
    beijos
    sua aluna
    Valeska

    ResponderExcluir
  2. Querida maravilhoso sempre que entro no seu blog, porque são informações importantes e salutares, chegam na hora certa, adoro as dicas, continue firme no seu caminho. Namastê, saúde e Prosperidade ! beijos
    Jaque
    www.arteterapias.ning.com

    ResponderExcluir
  3. Toda vez que eu entro no seu blog me encanto, pelas informações, pela sua capacidade intuitiva, pela sua energia, pela sua inteligência.

    Desejo do fundo do coração toda prosperidade e saúde em sua vida e de toda sua família.

    Um grande beijo e abraço.
    Susilane L.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...