quinta-feira, 25 de março de 2010

Dar e receber - Lei da doação



Altos e baixos fizeram / fazem parte da minha vida (acredito que este movimento é inerente para todo ser humano, uns mais, outros menos). Só que agora, compreendo (pelo menos penso) ser o eixo da minha própria Roda da Fortuna e tento, sinceramente, transformar as perdas em ganhos e criar espaço para celebrar as conquistas. Por quê destas colocações? É que andei relendo um trabalho meu, escrito no século passado. Chama-se As Sete Leis Espirituais do Sucesso na Visão do Tarot.

Alguma coisa familiar? Nada de coincidências. Na época, preparei um workshop sobre o assunto após ler As Sete Leis Espirituais do Sucesso, do indiano Deepak Chopra. Este livro "atiçou" e continua "atiçando" meus consciente e inconsciente. Ele me faz mergulhar para encontrar "algo perdido" e que, na realidade, sempre esteve dentro de mim. Na verdade, está dentro de cada um: a abundância natural.

Para isto, compreender as perdas é a nossa grande conquista e, talvez, o nosso maior desafio. Sinto assim. No entanto, quando consigo este entendimento, a abundância flui e eu fico plena e obtenho o êxtase. Neste exato momento, considero-me uma alquimista realizando a Grande Obra (Magnum Opus).

E que instrumentos recorro nesta caminhada? Quando escrevi o trabalho, utilizava as lâminas do Tarot, afirmações e visualizações, além de realizar (nem sempre conseguia) os exercícios propostos pelo autor também de O Caminho do Mago. Hoje, além do já escrito, faço uso de óleos essenciais e essências florais. Nesta minha "nova" estrada, percebo que para cada uma das sete leis, alguns óleos essenciais são mais apropriados. Aqui, todavia, preferi me deter à segunda lei espiritual do sucesso - a Lei da Doação e, segundo Chopra, também poderia ser chamada de a lei do dar e receber.

O médico indiano, naturalizado americano, diz que "praticar a lei da doação é muito simples. Se você quer alegria, dê alegria aos outros. Se deseja amor, aprenda a dar amor. Se procura atenção e apreço, aprenda a ofertá-los. Se quer bens materiais, ajude os outros a se tornarem ricos. A maneira mais fácil de obter o que se quer é ajudar os outros a conseguirem o que querem. Este princípio se aplica igualmente a pessoas, empresas, sociedades e países. Se você almeja ser abençoado com todas as coisas boas da vida, aprenda a abençoar silenciosamente a todos com elas".

Indagando-me sobre dar e receber, chego (lembro) à família das Gramíneas, que produz os óleos de Citronela (Cymbopogon nardus), Lemongrass (Cymbopogon citratus), Palmarosa (Cymbopogon martinii) e Vetiver (Vetiveria zizanoides). Como cada óleo desse seria um tratado para escrever, escolhi o Vetiver para esta postagem. Qual o motivo? É um óleo que nos nutre, dar suporte e estrutura, ao mesmo tempo traz tranquilidade. Aprendi, também, que é um óleo para ajudar na realização dos nossos sonhos. E para concretizar os sonhos, eu preciso de base e ao mesmo tempo está disponível para doar a qualquer momento. Mesmo que não seja um bem material, ao visitar ou me encontrar com alguém, posso presenteá-lo com um sorriso, um elogio e/ou uma prece.

Comungo quando Chopra afirma que "o importante é tomar a decisão de dar sempre, em todo lugar e a quem for. Ao dar, você também está recebendo". Só que para doar e está aberta para receber, eu necessito estar nutrida e de chão. E Vetiver é perfeito!!!! Claro, que existem outros óleos essenciais, mas meu coração em paz com a minha mente disse para falar sobre esta planta nativa da Índia, Sri Lanka e Indonésia, que também cresce em outras áreas tropicais como Haiti e Brasil.

Óleo essencial muito utilizado como fixador de perfumes, ele apresenta um aroma penetrante, um amadeirado singular e se mostra resinoso. Possui propriedades como: antidepressiva, anti-infecciosa, anti-reumática e anti-espasmódica. O Vetiver é ideal para auxiliar nos tratamentos de doenças relacionadas ao pâncreas, além de ser um "reputado regulador de produção dos hormônios estrógeno e progesterona, muito indicado para ser usado durante a fase da Menopausa", ensina a aromaterapeuta Vera Guedes O'Neill.

Ainda é o óleo essencial da Grande Mãe - a Mãe Terra, embora tenha regência astrológica de Saturno. É bom lembrar que as gramíneas produzem os alimentos sagrados do reino vegetal: arroz, milho e trigo. Esta planta é usada para proteger o solo contra erosão e deteriorização do mesmo em várias partes do mundo. Portanto, Vetiver deixa claro que pode ser usado para proteção, tanto em relação ao outro, bem como em relação a si mesmo (quantas vezes já fui algoz e vampira de mim mesma? Prefiro não comentar rsrs)

Faço a escolha de encerrar a postagem com o pensamento de Carl Jung: "Não quero libertar-me nem dos seres humanos, nem de mim mesmo, nem da natureza, porque tudo isso apresenta-se para mim como o maior dos milagres".

Dicas
Usar 01 gota do óleo de Vetiver na sola do pé. Traz chão, base.
Perfume sua carteira com este aroma e ao inalar, sempre a visualize com muitas notas de dinheiro. Somente mais uma coisa: lembre-se de agradecer sempre e cultive a gratidão. Assim, mesmo em momentos de escassez será uma pessoa preenchida de tranquilidade, coragem e amor, muito amor.

Namastê!

Um comentário:

  1. Lindo o texto!Sem palavras adorei,rico de informação e com muito sentimento...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...