sexta-feira, 2 de abril de 2010

Comunicação sempre

"Quem não se comunica, se trumbica", dizia Chacrinha, o velho guerreiro, pernambucano, natural de Surubim. No dicionário, o verbo comunicar, entre outros significados, é traduzido como informar, tornar comum ou participar. E adentramos o terceiro milênio navegando na internet, um dos símbolos da Era de Aquarius, ou melhor, Era da Nova Consciência, das revoluções sem armas ou guerras, mesmo as chamadas "santas". No entanto, percebo desarmonias e desamores nas ruas, nos trabalhos e nos lares.

Apesar deste cenário, acredito que a Nova Consciência está chegando. Só que cada um (inclusive eu) precisa fazer sua parte, ou seja, chegar mais junto e olhar para quem está ao lado e tocá-lo. Assim, a internet será um símbolo real e verdadeiro de comunicação, e o início para navegarmos sem medos. Para isto, busco sempre lembrar que comunicação implica em tolerância, em respeito às diferenças.

Para que isto seja uma realidade próxima e palpável, que tal uma mãozinha da Aromaterapia? Respirar é preciso, comunicar-se é essencial. Então, o óleo é Funcho (Foeniculum vulgare var. dulcis), integrante da família botânica Umbelíferas (plantas do elemento ar) e erva regida por Mercúrio / Hermes, o Deus mensageiro.

No Oráculo dos Aromas, a afirmação para o Funcho é "liberto-me dos meus medos e dos meus sapos". A frase é uma maneira para explicar que desde à Antiguidade, chineses e hindus usavam a planta como antídoto contra picadas de cobras venenosas. E também os povos do Egito, Grécia e Roma faziam uso da erva com o propósito de obter coragem e poder.

Este óleo essencial tem várias indicações terapêuticas, entre elas, propriedades antitóxica, anti-espasmódica, digestiva (inclusive tônica do fígado, baço e estômago) e diurética. Para as mulheres é uma benção, pois ajuda a regular os ciclos do período menstrual, promove produção do leite materno e, ainda, estimula a produção do estrogênio pelas glândulas supra-renais durante a menopausa.

Agora, legal mesmo é saber que Funcho também auxilia pessoas a se curarem da "Síndrome da Pobreza"; libertar-se da escassez e reconhecer a manifestação da abundância em todos os sentidos. Traz visão e longevidade. Segundo a aromaterapeuta e escritora Shirley Price, "Plínio (23-79 d.C.) recomendava funcho não apenas para uma visão física (rico em Vitamina A), mas também para uma segunda visão - beleza da natureza. As serpentes adoram a erva, porque as auxilia no processo de troca da pele velha, e portanto, as rejuvenesce".

E caso queira fazer uso da Aromaterapia aliada com a Terapia Floral, deixo a indicação de Bush Fuchsia (Austrália). O pesquisador e criador deste sistema floral, Ian White, afirma que esta essência "ajuda a fala aliviando casos de mistura de palavras, gagueira e desenvolvimento retardado da capacidade de falar; melhora a capacidade de leitura integrando os hemisférios esquerdo e direito do cérebro de modo que se tenha a percepção das palavras que estão sendo lidas, mas também que se entenda o contexto, que se saiba quando dar inflexão e ênfase ao invés de ler monocordicamente".

Receita
Spray Refinando o Feminino
100ml de álcool de cereais
04 gotas do óleo essencial de Funcho (Foeniculum vulgare var.dulcis)
05 gotas do óleo essencial de Gerânio (Pelargonium graveolens)
08 gotas do óleo essencial de Limão (Citrus limonum)
03 gotas do óleo essencial de Vetiver (Vetiveria zizanoides)

Nota: Em alguns livros, pode-se encontrar o Funcho como Erva doce. Para se ter certeza de que está se falando da planta que foi apresentada aqui, busque pelo nome científico, em latim (Foeniculum vulgare var.dulcis). Caso apareça Pimpinella anisum, trata-se do Anis, planta da mesma família do Funcho, mas não recomendada na Aromaterapia pelo alto grau de toxidade.

Namastê!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...