quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Sempre é tempo de Mirra

Hoje, vou falar um pouco do óleo essencial de Mirra (Commiphora myrrha), da família das Burseráceas, a mesma do óleo essencial de Olíbano. A origem botânica não é o único ponto em comum entre estas plantas. Mirra e Olíbano também foram dois dos três presentes ofertados pelos Reis Magos ao Menino Jesus; o ouro foi o ouro.
A verdade é desde agosto eu deveria ter feito um comentário sobre a Mirra (escolhida na votação do blog). O por quê de demorar tanto, uma vez que a literatura sobre esta planta é vasta e rica? Sinceramente, fico sem saber responder e ao mesmo tempo percebo que este óleo destilado a vapor da resina (seiva do caule) me faz olhar para dentro e perguntar: o que ainda preciso limpar, desapegar e cortar?

Promover limpeza, desapego e cortes são atitudes difíceis. Talvez aí uma "explicação" para o significado do nome derivado da palavra árabe murr, que é "traduzida" como amargo. Pois é, Mirra vem auxiliar nas rupturas, mas trazendo o entendimento das partidas e, principalmente, da necessidade de limpar. No Oráculo dos Aromas, pode-se refletir sobre as palavras meditação, liberdade e elevação, além da afirmação "eu desperto para mim e para o mundo".

Usada desde à Antiguidade por vários povos (chineses, egípcios, gregos, hebreus e romanos, entre outros) tanto para fins religiosos como medicinais, é um óleo, realmente, para tratar do físico e da alma. Ele possibilita o contato com o nosso mais profundo que precisa ser cortado / puxado para evitar inflamações. Não é à toa que tem tantas propriedades terapêuticas (adstringente, anticatarral, anti-inflamatória, antisséptica, carminativa, expectorante e revitalizante para pele são apenas algumas).

Segundo Jeanne Rose (O Livro da Aromaterapia, infelizmente esgotado), o óleo de Mirra "é inalado para as seguintes indicações: para esfriar o ar ou as emoções, para regularizar todas as secreções do corpo, usado na hora que a glândula tireóide começa a funcionar pela manhã (6 da manhã) para estimular e regularizar seu funcionamento (útil para as pessoas que estão fazendo regime), como adstringente e antisséptico para os pulmões e de forma medicinal como uma aplicação para aftas e outras infecções por fungos". Gabriel Mojay (Aromatherapy for Healing the Spirit) diz que a Mirra "tem sido tradicionalmente usada no tratamento da boca, gengiva e infecções na garganta, bem como vaginite e candidíase".

Hipotensos e mulheres grávidas (em alguns livros) devem usar a Mirra com precaução. No mais, é usar sem "problemas", mas com parcimônia, uma vez que sua composição química predomina sesquiterpenos e ainda cetonas e aldeídos, sendo considerado um óleo pesado e de nota baixa. Um óleo usado tanto para controle dos pensamentos obsessivos como auxiliar no controle de estrias.

Dica - Aliviando marcas do corpo e da mente
100 ml de óleo vegetal de semente de uva ou amêndoas doces
02 gotas do óleo essencial de Mirra
04 gotas do óleo essencial de Gerânio
06 gotas do óleo essencial de Lavanda
06 gotas de um óleo essencial cítrico (Bergamota, Grapefruit, Laranja, etc)
Observação: Não se expor ao sol.

Namastê!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...