segunda-feira, 28 de junho de 2010

Inverno: tempo de Olíbano


Antes de tudo, o que posso dizer sobre minha ausência? Literalmente, mergulhei no Inverno antes mesmo da sua chegada. Sendo assim, resolvi escrever hoje sobre esta estação, iniciada no dia 21 de junho, quando o Sol adentrou no signo de Câncer (Solstício de Inverno). No livro Daily Aromatherapy - Transforming the Seasons of Your Life with Essential Oils, de Joni Keim & Ruah Bull, treze (13) aromas (baunilha, benjoim, cedro, elemi, mirra, nardo, néroli, oakmoss, olíbano, pau rosa, sândalo, sempre viva e vetiver) são relacionados ao Inverno. Alguns, inclusive já comentei no blog (cedro e vetiver).

Na postagem de hoje, escolhi Olíbano (Boswellia carteri), planta nativa do Oriente Médio (China, Irã, Etiópia e Líbano), integrante da família das burseráceas, assim como a Mirra e o Elemi, também resinas. O óleo que vem para aquecer cresce no clima ais quente do planeta e disponibiliza o FPS 6, naturalmente, para todos e todas.

Este óleo essencial, citado diretamente 22 vezes na Bíblia e usado como incenso desde à Antiguidade, foi um dos três presentes recebidos por Jesus e ofertado pelos reis Magos como reconhecimento de sua divindade. Aliás, as palavras divino, mestre e pai aparecem no Oráculo dos Aromas acima da afirmação "Aprendo a ouvir o silêncio e a conversar com ele".

Pois bem, a estação chuvosa sinaliza tempo para sentir-se em casa e aconchegado. É tempo de paz e fé, construção da força interior e sabedoria espiritual. E o Olíbano nos faz mergulhar na espiritualidade e é indicado para meditação. Trabalha integração e balanceamento do nosso mundo psíquico com o Divino, além de proporcionar uma aura de proteção.

De aroma seco, fresco e penetrante, levemente canforado e com um toque de limão, é um óleo essencial com muitas indicações terapêuticas. Entre elas: antiinflamatório, anti-séptico pulmonar, expectorante, revitalizante para a pele (incluindo prevenção contra rugas e marcas de expressão) e um calmante para respiração que trata asma, bronquite, infisema pulmonar e pneumonia. Ainda utilizado em depressão crônica e síndrome do pânico juntamente com a Lavanda (Lavandula officinalis) e a Manjerona (Origanum marjorana). No entanto, deve-se evitar o uso com estômago vazio, pois pode interferir na pressão arterial.

E se tudo que foi dito sobre o Olíbano, alguém achar que é pouco, basta lembrar que desde os tempos antigos, este óleo essencial foi usado para abençoar, proteger, purificar e consagrar.

Curiosidades: Supõe-se que o termo olibanum, derivado do latim, significa "óleo do Líbano". O vocábulo francês correspondente é frankincense, que significa "incenso real".

Dica
Spray para meditação e/ou proteção para terapia
100ml de álcool de cereais
10 gotas do óleo essencial de Olíbano

Namastê!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...