quarta-feira, 17 de março de 2010

Gengibre: uma raiz de poder pessoal


"Materializo e concretizo os meus sonhos". Esta frase é a afirmação que uso para o Gengibre (Zingiber officinale ou offcinalis, vai depender do livro. Eu prefiro Zingiber officinalis) e que consta do Oráculo dos Aromas (tema para um outro momento). Pensei muito sobre o motivo que me levava para colocar como primeira postagem (apresentação aqui não conta, ok?) um óleo essencial ainda pouco usado até entre os aromaterapeutas mais experientes, embora bastante difundido na literatura especializada. Confesso, sou uma amante do Gengibre, tanto na culinária como em algumas sinergias aromaterápicas (é claro que, quando usado em creme ou para banhos, recomenda-se baixa concentração, pois as peles mais sensíveis podem sofrer irratação. Em outras palavras: o mínimo - uma ou duas gotas - mais do que suficiente para proporcionar o máximo).

Não é à toa que na Medicina Ayurvédica, os três tipos de corpos diferentes - doshas (vatta, pitta ou kapha) - apreciam o Gengibre na forma fresca ou seca (depende do tipo) para criar remédios, que tratam as condições às quais eles sejam suscetíveis. Segundo o livro Gengibre (Coleção Saúde Básica, Editora Eko), "na verdade, o gengibre é incluído em cerca de metade de todas as prescrições... Na medicina chinesa, a raiz é apreciada como um remédio que aquece".

E na Aromaterapia, quais as principais indicações desta erva exótica, que produz um óleo de aroma condimentado, pungente, quente, "doce" e amadeirado? Entre as propriedades (que são muitas): analgésica, antiespasmódica, carminativa, digestiva, estimulante do apetite, expectorante e tônico sexual, além de estimulante da circulação e um tônico para o coração.

O que mais me chama atenção para o Gengibre, no entanto, está na sua simbologia. Planta de qualidade yang e relacionada com o planeta Marte, é um óleo que trabalha o poder pessoal e a energia da terra. Este óleo "traduzo" como aquele que a natureza nos presenteou para nossos processos de conquistas. Para o escritor Gabriel Mojay (Aromatherapy for Healing the Spirit), três palavras "sintetizam" esta erva, apreciada desde à Antiguidade e nativa do sudeste da Ásia: autoconfiança, iniciativa e realização. No livro Daily Aromatherapy (Joni Keim & Ruah Bull), o óleo essencial de Gengibre é indicado para manifestar os nossos sonhos.

Curiosidades - Gengibre deriva de uma palavra do sânscrito, grinavera, que significa "corpo em forma de chifre", em referência ao formato das raízes. Zingibar foi o antigo nome usado pelos gregos e romanos. Para produzir um quilo de óleo essencial: 50 quilos da destilação a vapor da rizoma (raiz). As mulheres do Senegal amassam o gengibre e utiliam-no em cintos para estimular o interesse sexual dos seus maridos.

Para quem tem interesse em conhecer o lado "mágico" do Gengibre, procure ver o livro A Senhora das Especiarias, de Chitra Divakarmi (Editora Objetiva), que originou o filme O Sabor da Magia. Leia resenhas (que não são minhas), nas indicações que faço em Filmes & Livros.

E como sou uma mulher de criar relações e links, nesta postagem busquei um floral "semelhante" à missão, pelo menos em parte, do Gengibre. Escolhi o Organoflor, um composto das Essências Florais Brasileiras da Chapada Diamantina (ver site nas indicações do blog). É que ele fortalece os níveis vibracionais do fígado, rins, estômago, pulmões, coração, intestino grosso e sistema nervoso. Ou seja, é tudo de bom, e sua fórmula já foi avaliada e estudada através dos princípios da física quântica.



Agora, uma receitinha para que possamos materializar tudo que foi dito
Spray Iniciativa alegre e abundante

100 ml de álcool de cereais
12 gotas do óleo essencial de Laranja doce (Citrus sinensis var. dulcis)
08 gotas de Ylang ylang (Cananga odorata)
05 gotas de Gengibre (Zingiber officinalis)

Caso queira fazer uso desta sinergia em um colar (difusor pessoal), coloque estas 25 gotinhas em um vidro pequeno ambar (escuro), com gotejador, e uma ou duas vezes ao dia, pingue uma ou duas gotas no colar. Garanto que vai se apaixonar, mas caso o aroma não seja confortável, busque informações sobre os óleos que compõem "a mistura" e veja o que está mexendo em você e, claro, o motivo para tal desconforto. Nada de forçar e usar. Os óleos essenciais existem para ajudar na nossa evolução e, de preferência, que a caminhada seja sem dor e com muita consciência.

Namastê!



3 comentários:

  1. Olá, Gorethi:
    Apreciei demais suas postagens, Parabéns!!!
    Sob os auspícios do Gengibre, segundo a MTC, você terá força, resistência e longa vida!
    Um abraço,
    Emilia Kiyohara
    www.aromaflora.com.br

    ResponderExcluir
  2. Goreth,
    Gostei do Bolg.
    Simples, acessível e acolhedor.
    Já estou aprendendo muito e me estimula compartilhar da idéia da circulacão e da troca da informacão.
    Muito sucesso !!!!!!
    Hermelinda.

    ResponderExcluir
  3. Sra. Gorethi Moura
    Boa noite
    Gostaria de entrar em contato com você para adquirir o ÓLEO ESSENCIAL DE GENGIBRE, pois estou com muita dores no corpo e estou necessitada, não posso tomar muitos remedios pois tenho gastrite e érnia estomacal, além disso sofro de diverticulite, por este motivo preciso adquirir o referido óleo.
    Atenciosamente,
    Josefina Reynaldo
    email josefinarei@hotmal.com Fone para contato (81) 96145669

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...